Friday, October 10, 2008

2 TRILHOES DE DOLARES!!!! NO BURACO :(


Pois eh minha gente.... a minha sorte eh uma das piores mesmo... hehe Fazer o q? Como se canta no Rio Grande do Sul... "nao tah morto quem luta e quem peleia..." Mas fale serio.... Q semana hein?

Todo mundo deve estar sabendo da crise financeira mundial e do quebra quebra nos bancos de varios paises... com destaque para os EUA q se encontram no meio da crise. Quem diria hein??? Os cowboys de Wall Street quebraram mesmo o paiz e estao levando o mundo inteiro numa espiral de prejuizos sem precedentes!!!

Desde que esses banqueiros passem fome e percam suas mansoes em Beverly Hills e suas Ferraris e Lamburguinis estaria tudo bem.... mas a crise estah indo muito alem de Wall Street e comeca a afetar profundamente as financas de pessoas comuns. O problema eh bem serio!!!

Desde a decada de 70 os americanos e o governo perceberam que a previdencia social deste paiz estava quebrada (Social Security). Em busca de alternativas para o problema, o governo americano criou uma serie de programs e incentivos pra que seus cidadaos encontrassem outros caminhos para a aposentadoria que nao dependessem apenas do governo federal.

Dentre os programs mais famosos estao o 401k, que eh um programa no qual cada dolar colocado por um fucionario nesse tipo de conta eh incentivado por um dolar do seu patrao... (voce coloca um dolar e seu patrao empata o investimento colocando tambem um dolar na sua conta), com beneficios para os 2 lados atravez de descontos no Imposto de Renda; outro programa comum sao os IRA's (Individual Retirement Account), nem todo patrao oferece 401k e esse programa eh individual (sem participacao do empregador) e tambem dah descontos no Imposto de Renda para aqueles que participam; o terceiro mais famoso sao os Mutual Funds, que tambem dao desconto no Imposto de Renda e funcionam mais ou menos como os fundos de pensao ai no Brazil... voce coloca seu investimento com outras pessoas e juntos.... como a bolada eh grande... o retorno tambem eh maior.

Pessoalmente, aprendi com meu pai ha muito tempo atraz (tai Sr. Volmey... quem disse q eu nao escrevo de ti??? :) hehe) que voce nao pode colocar todos seus ovos em um soh ninho... por que se o ninho furar... lah se vao os ovos. Desde que cheguei aqui, participo de todos os 3 programas, o que alem de me dar uma tregua no Imposto de Renda eh um investimento solido para o futuro e com retorno grande. OU PELO MENOS.... ASSIM ERA UMA VEZ!!!

Desde a semana pessada, por causa que os 3 tipos de programa estao atrelados ao mercado de acoes (Stock Market) mais de 2 TRILHOES de dolares foram reportados em perdas, nos mais diversos bancos e investimentos. No meu caso em especifico e sem querer dar figuras exatas foram mais de 10 mil dolares perdidos em apenas 1 semana. Q PALHACADA EH ESSA??? ISSO AQUI EH EUA OU O Q??? Bando de ladroes sem vergonha de Wall Street!!! EU ESTOU P DA VIDA!!!

Claro q nao sou um caso isolado.... aqui no meu trabalho e entre meus amigos.... estah todo mundo vendo seu dinheiro suado, de anos de trabalho e mais trabalho evaporando e a turma tah completamente indignada!!! Meu chefe Peter, teve q sair do escritorio ontem... por que como ele mesmo disse.... a vontade eh de chorar! O Peter jah tem 52 anos... se eu perdi mais q 10 mil... eu soh imagino o quanto dinheiro ele nao perdeu. Nunca vi ele tao estressado como nesses ultimos dias... e COM RAZAO!!!

Pro meu lado, eu tenho tempo... afinal ainda faltam anos pra eu me aposentar.... mas isso NAO significa q eu estou ok perdendo dinheiro!!! Se eu tivesse ganhado a grana ainda vai lah... mas isso eh fruto de muito trabalho e ralacao... e no fim dia o que eh que podemos fazer??? O negocio eh esperar... e torcer q essa situacao se reverta o mais rapido possivel... e que assim os investimentos retornem ou patamar q um dia estiveram.

A indignacao eh geral por aqui!!! O meu sentimento pessoal eh de revolta total... mas o que eh q eu vou fazer... tenho q esperar e torcer!!! Q BANDO DE FILHOS DA P....!!!! Por enquanto... eh a classe media q vai pagando a conta desses banqueiros sem vergonha!!! Q paiz eh esse??? Fala SERIO!!!

No comments: