Tuesday, February 5, 2008

Super Terca!

Eh muito dificil comentar o scenario politico de um paiz diferente ao de seu proprio berco de nascimento. Tenho morado nos EUA por quase 5 anos agora e claro que sempre senti muita falta do Brazil mas, com o passar do tempo.... qualquer pessoa acaba se estabelecendo, criando raizes e se apaixonando por uma nova localidade... seja ela em seu paiz ou nao.

A California sempre foi pra mim, um lugar muito especial.... um lugar que com o tempo.... cada vez mais me fascina e com certeza, um lugar que com o tempo pretendo ter mais motivos para me referir como sendo a minha propria casa.... assim como o Brazil.

Apoz 5 anos morando aqui, muitos amigos e estorias pra contar, festas e praias... primeira onda... primeira vez snowboarding... e muitas outras coisas... espero com ansiedade a possibiliadade de ser mais do que um estrangeiro... e ingressar na cidadania americana. Os primeiros passos jah foram dados... a politicagem eh grande... mas isso eh coisa pra um outro blog.

Hoje, terca feira (pelo menos por aqui) foram realizadas as primaries em 20 estados americanos para a presidencia dos Estados Unidos. O povo americano, se encontra no processo de selecionarem os candidatos que irao participar da disputa final. No Brazil, uma vez que os partidos escolhem seus candidatos, o povo escolhe o presidente. Por aqui, o povo participa da escolha dentro dos partidos e decide quem ira concorrer para a presidencia, mais tarde no processo eleitoral o povo decide quem dentre os escolhidos de cada partido, vai ser o presidente.

O momento eh historico. De um lado, pela primeira vez na disputa, um candidato negro e uma mulher. Duas minorias que a pouco mais de 100 anos ganharam o privelegio de votar, agora observam representantes de mesma cor ou genero alcancarem o cargo maximo dos rankings politicos. Do outro lado, um ex prisioneiro de guerra do Vietna e um homem de negocios.

Quatro diferente perfis, quatro diferente carreiras e acima de tudo.... quatro diferente propostas. Todos com a missao principal de reverter a politica "ala Bush" de goverenar aquela que uma vez foi a maior potencia do mundo. O povo compareceu em massa e a corrida apenas comecou. Eu... ainda nao posso votar, mas uma coisa posso fazer... posso falar e influenciar... opinar e me expressar para aqueles que conheco a respeito do que eu acho ser importante para o presidente americano.

Apoz morar aqui por quase 5 anos... aguardo com paciencia a chance de participar ativamente na escolha do proximo presidente. Por agora, me contento com a chance de falar e me expressar... afinal de contas... essa ainda eh a "terra dos livres" como o hino canta! God Bless America!!!

PS: 22:00 por aqui (California)
Ainda contando os votos em varios estados (Parciais)
---DEMOCRATAS---
- Obama: 13 estados
- Clinton: 7 estdos

---REPUBLICANOS---
-MacCain: 9 estados
-Romney:6 estados
-Huckabee: 5 estados

No comments: