Friday, July 27, 2007

Debate "A la YouTube"

Essa semana, a gente acompanhou na Terca Feira um dos debates envolvendo os candidatos Democratas concorrendo para a Presidencia Americana.
Existem agora 8 democratas que estao disputando as previas, e 12 republicanos. O partido Democrata escolhe o seu "campeao" e o mesmo com os Republicanos e quando isso estiver definido os dois vao adiante frente a frente para ver quem assume a presidencia.

Esse eh o terceio debate que a gente assiste e mesmo sabendo que John Edwards eh meu favorito, tenho que dar o braco a torcer que o Sen. Obama Barak foi o grande nome do debate mais uma vez... com uma grande oratoria e ideias que levantam o publico.

O que me chamou a atencao mesmo nesse ultimo debate foi o formato. Pela primeira vez, ao invez de jornalistas politicos fazendo perguntas... o publico foi quem comandou o show e todas as perguntas vieram de pessoas comuns como eu e voce. Para participar, voce apenas precisaria preparar um video caseiro com sua pergunta e enviar o video pelo YouTube para CNN.com. Claro que nem todo mundo viu suas perguntas "no ar" mas as melhores foram selecionadas e em fato os videos foram diretamente apresentados aos candidatos!!!

Um grande e forte exercicio de democracia com certeza!!! De todas as perguntas, as que mais me chamaram a atencao foram: Se eleito para presidente os senhores aceitariam trabalhar pelo salario minimo??? e a outra pergunta foi dupla e veio de um rapaz em Indianapolis.... Qual a sua politica de impostos e se um de voces for eleito eu tenho uma multa de transito serah que daria para perdoar???

As perguntas vieram de todos os lugares, incluindo de outros paises como Puerto Rico e Africa do Sul. Eu e meus amigos estamos pensando em preparar um video com perguntas tambem. O sucesso foi tao grande com o debate que a CNN jah estah pensando em fazer mais um debate com os candidatos repetindo a mesma receita.

Com pouco menos de 500 dias para as eleicoes... o exercicio de democracica jah estah presente em todos os cantos dos EUA... de adesivos no para-choques dos carros ateh bones e bandeiras que o povo estah usando a torto e a direito nas ruas. O palco para as eleicoes vai se preparando.... a medida que as pessoas vao se decidindo por seus candidatos. O que falta agora eh ter certeza que cada voto seja contado 1 por 1... dessa maneira quem sabe o proximo presidente eh realmente o cara com a maioria dos votos!!! Ninguem por aqui pensa em "recontar" votos nas proximas eleicoes....mas sabe o que??? Talvez esse problema jah esteja resolvido... afinal, dessa vez o Sr. Bush nao pode ser candidato a reeleicao, entao quem sabe 1 voto realmente conte como 1 voto!!!

No comments: