Monday, October 22, 2007

California em Chamas!!!


Ontem a tarde a pior temporada de incendios que eu jah vi por aqui, comecou a assombrar os moradores do Sul da California. Nos apartamentos onde eu vivo, nao ha nenhum perigo imediato mas o calor, as cinzas e o cheiro de queimado estavam insuportaveis ontem e nossa administracao recomendou a todos os moradores para permanecerem dentro de casa devido ao perigo de intoxicacao com fumaca.

Eu moro em Costa Mesa, ao nosso norte... estah Malibu (Foto), uma das praias mais famosas de Los Angeles e regiao de milionarios e artistas foi uma das areas mais afetadas, ao Oeste... estah o mar... ao Sul, a cidade de Irvine, que eh uma regiao predominantemente residencial, tambem estah em chamas.... e ao Leste, a cidade de Ontario, que eh uma area mais rural... tambem se encontra assolada com os fogos.

O "fumace" eh insurpotavel e hoje de manha... havia uma nevoa cinza pairando logo acima do horizonte... o Sol estava bem fraquinho por causa dessa nevoa... coisa de scenario de ficcao cientifica!!! Nunca vi nada assim. O mais proximo que eu consigo descrever... seria o inverno atomico... como os cientistas falam que seria depois de uma guerra nuclear por que a poeira e cinzas encobriam o ceu e os carros!!! Meu carro hoje de manha... parecia neve... todo branquinho... mas na verdade eram cinzas dos incendios. Uma viajem!!!

O transito hoje de manha tambem estava terrivel. Muitas estradas que passam perto das areas atingidas foram fechadas... pra quem conhece o transito aqui... jah eh caotico com as estradas abertas... mas com "freeways" fechadas... tah loco!!! Soh pra dar uma nocao... me demora 20 a 25 minutos pra chegar no trabalho... hoje cedo... uma hora e meia soh pra vir trabalhar!!!

O governo estima que cerca de 250 mil pessoas estao sendo deslocadas dessas areas afetadas pelo fogo e por isso... o transito estah terrivel. Ateh agora, nao foi relatado nenhuma morte humana.... muitos animas jah morreram e muitas casa tambem foram destruidas. Os fogos se espalham por 4 condados, incluindo Orange County e Los Angeles County que eh onde eu moro e existem no momento 12 focos de incendio e apenas 2 estao sendo considerados sobre controle.

Nada se falou ainda em numeros concretos, mas todos os hospitais da area jah comecam a ser inundados por idosos e criancas, os inocentes de sempre... por causa da intoxicacao causada pela fumaca. Niguem sabe ao certo quantas casas e fazendas foram destruidas mas o Corpo de Bombeiros estah estimando em mais de 15 milhoes o total de estragos causados ateh agora, entre danos pessoais e publicos. Escolas foram suspensas e pelo menos aqui no meu trabalho... umas 10 pessoas nao apareceram... entre doentes e pessoas que nao conseguiram vir trabalhar, por rodovias fechadas.

Pra piorar, os fortes ventos conhecidos como "Santa Ana winds" que sao famosos nessa epoca do ano estao com forca total e a previsao eh que soh veremos uma folguinha no vendaval por Quarta a tarde. Os ventos sao famosos por alastrarem o fogo de maneira rapida e em todas as direcoes... dificultando e muito o trabalho dos bombeiros. No momento o servico de metereologia registra ventos de 30 to 35 mph... mais ou menos 50 a 55 kilometros por hora.

Para os amigos e parentes, quero uma vez mais informar que eu estou bem... caso alguem se importe...hehe. Um pouco apreensivo com a situacao mas ateh o momento... bem e salvo!!! E pretendo continuar assim ;) Estou torcendo pelo sucesso e integridade dos bombeiros e rezando por aqueles que perderam suas casas. Por enquanto, eh o melhor que posso fazer!!!

No comments: